terça-feira, 14 de julho de 2009

1. ARTE NA PRÉ-HISTÓRIA - PALEOLÍTICO


Consideramos como arte pré-histórica todas as manifestações que se desenvolveram antes do surgimento das primeiras civilizações.

As manifestações artísticas mais antigas foram encontradas na Europa, em especial na Espanha, sul da França e sul da Itália e datam de aproximadamente de 35000 a.C., no denominado período PALEOLÍTICO. Na França encontramos o maior número de obras pré históricas e até hoje em bom estado de conservação, como as cavernas de Altamira, Lascaux e Castilho.

As pinturas mais antigas que conhecemos são encontradas em cavernas de difícil acesso, muitas vezes, escuras, sendo razoável acreditar não foram pintadas apenas para se apreciar, e que faziam parte de um RITUAL MÁGICO, com o objetivo de assegurar uma caça bem sucedida.

No Brasil existem várias localidades que contém arte rupestre pré-histórica. Existem pesquisadores que defendem a tese de que nossa arte rupestre não seria obra dos índios, e sim de gregos, vikings ou fenícios que teriam passado por aqui.

O maior espaço brasileiro de arte rupestre fica no estado do Piauí, precisamente na Serra da Capivara e os desenhos de diferentes épocas sugerem rituais, cenas de sexo, animais, cenas de luta ou mesmo representações geométricas.

Estudos apontam a possibilidade de alguns desenhos representarem algumas noções de astronomia. A arte rupestre brasileira, diferente do que ocorre em outros países, não é preservada devidamente. Apesar de tratar-se de um patrimônio pré-histórico, o descuido, queimadas, a ação de empresas de mineração, e as depredações típicas de turistas carregando pedaços como lembranças e dos vândalos, é uma ameaça a esse patrimônio de valor inestimável.

Leia mais sobre arte rupestre brasileira no site FUNDAÇÃO MUSEU DO HOMEM AMERICANO

Em toda a criação do período paleolítico prevalecem as figuras de animais e a forma humana surge inicialmente na escultura. São criadas principalmente figuras femininas, conhecidas como Vênus, tais imagens são caracterizadas pelos grandes seios e ancas largas e são associadas ao culto da fertilidade;

A mais famosa é a Vênus de Willendorf, encontrada na Áustria.



Nenhum comentário:

Postar um comentário